quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A Sublime Arte do Perdão



Se dissermos que temos comunhão com Ele e andamos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, assim como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos santifica de todo pecado.
(1 João 1.6,7)

O ego e o orgulho próprio são inimigos muito difíceis de vencer. Ao longo da vida nos decepcionamos ou somos ofendidos por alguém, e acabamos represando no nosso coração, sentimentos ruins, como a tristeza, ódio e angústia.
Talvez uma das maiores dificuldades humanas seja perdoar. Afinal, sempre esperamos que aqueles que erraram conosco nos peça perdão. Mas, Jesus Cristo e os apóstolos, nos incentivam a sermos os primeiros a perdoar. Jesus foi bem explícito ao dizer que o Pai perdoa aqueles que praticam o perdão.

“Porque se vocês perdoarem as ofensas dos homens, o Pai Celestial também irá perdoar vocês.” (Mateus 6.14)

Em 1ª João, a bíblia diz que se nós andamos na luz, então temos comunhão uns com os outros. A bíblia usa o termo luz para definir “verdade e vida”, e o termo trevas para “mentira e morte”. Então ao falar que somos “imitadores de Cristo”, mas não temos comunhão uns com os outros, automaticamente somos “mortos e mentirosos”.
É claro que algumas coisas são mais fáceis de perdoar, e Deus não quer que sejamos pessoas falsas umas com as outras. Mas independente do que fizeram pra você, é o seu dever de cristão orar e pedir para Deus ajudar você a perdoar. Muitas vezes é um processo um pouco longo, mas, é algo que vale a pena.

Certa vez estava assistindo ao noticiário e algo chamou muito a minha atenção. Um rapaz matou a ex namorada a facadas, e a repórter entrevistou o pai da garota. Ele estava visivelmente abalado com a morte da filha, então a repórter perguntou: “se você encontrasse com o assassino da sua filha agora, o que você diria para ele?” então o pai respondeu: “Eu te perdôo, e espero que você se torne alguém melhor!”. Nesse instante eu comecei a chorar e a me perguntar como um alguém poderia perdoar o assassino da sua filha dessa forma. Olhei para o céu e lembrei que o Filho de Deus, que é o dono e criador de todas as coisas, sofreu, chorou, morreu e ressuscitou pela humanidade, e mesmo assim nós o negamos, destruímos sua criação e o matamos. Ele poderia simplesmente destruir e condenar todos nós ao inferno, mas Ele escolheu nos amar e dizer: “Eu te perdôo, meu filho!”.

Se o próprio Deus nos perdoa depois de todas as coisas ruins que fizemos para ele, então, quem somos nós para não perdoar?    


Por: Nil Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário